top of page
Fósfo

Fósfo

O fósforo é um elemento de origem mineral que tem entre outras funções, extrema importância para a alimentação humana. Seu símbolo químico é “P” e deriva do grego “phosphorus” que significa “portador de luz”. Foi descoberto em 1969 por Hennig Brand sendo a primeira descoberta científica de um elemento químico. Possui números atômico e de massa 15 e 30,97 respectivamente e está localizado no grupo 15 ou grupo do Nitrogênio, sendo então este elemento um não-metal.

polônio

polônio

Polônio é o nome dado ao elemento químico de símbolo "Po", cujo número atômico é 84 e a massa atômica é 209 u. Dentro da tabela periódica, está posicionado entre os semimetais, e na natureza encontra-se em estado sólido. Seu nome é uma referência ao país Polônia, terra natal de Marie Curie, que trabalhando em conjunto com seu marido, Pierre, isolou pela primeira vez o elemento em 1898.

Helio

Helio

O elemento hélio é um gás nobre, pertencente a família 0 ou 8A da tabela periódica, é inerte, ou seja, não sofre reação química, segue a regra do dueto (é estável com 2 elétrons em sua última camada de valência), possui 8 isótopos, porém desprezíveis praticamente, pois cerca de 99,999% do hélio é o isótopo estável He.

Carbono

Carbono

o carbono é um elemento químico extremamente importante, por ser indispensável à existência da vida - seja ela animal e vegetal - sem falar dos compostos minerais constituídos pelo elemento em questão. O elemento não-metálico tetravalente carbono, está localizado na família 4A da tabela periódica, apresenta o numero atômico 6 e massa atômica 12, e símbolo C.

Fluor

Fluor

Seu nome deriva do latim “fluere” que significa “que corre” e seu símbolo químico é F. O químico Henri Moissan em 1886 conseguiu isolar pela primeira vez o flúor e em consequência disso foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química de 1906.

Iodo

Iodo

Iodo (I) é um sólido negro e lustroso com leve brilho metálico, sendo encontrado na natureza sob forma de vários compostos concentrados em pequenas proporções (por volta de 1 e 50 mg/kg) na água salgada do mar, em forma de iodeto de sódio (NaI) além de estar presente nos compostos petrolíferos em forma de iodeto de potássio (KI). Além de ser extraído industrialmente desses locais (água salgada e veios petrolíferos) é também obtido como subproduto do processamento do chamado "Salitre do Chile", o

Enxofre

Enxofre

O enxofre é um elemento não-metálico que está localizado na família 16, também conhecida como família dos calcogênios. Seu nome deriva do latim “sulphur” e devido a isso seu símbolo é S. Desde a antiguidade se tem registros de seu uso, entre os homens das cavernas que o utilizavam para as pinturas rupestres principalmente,na civilização egípcia que o utilizava em rituais religiosos, entre os alquimistas que o utilizavam em compostos com mercúrio.

Hidogênio

Hidogênio

O alquimista Theophrastus Bombastus von Hohenheim, conhecido como “Paracelsus”, na manipulação de metais e ácidos produziu um ar explosivo ao qual ele inocentemente ignorava que fosse um elemento químico. Já em 1766, o químico Henry Cavendish identificou este gás como uma substância química individual, mas foi Antoine Lavoisier que nomeou de Hidrogênio o elemento em 1783, e descobriu a também assim posteriormente a formula da água. É o elemento mais abundante no universo, mas na crosta terrestre

Oxigênio

Oxigênio

Oxigênio (do grego "oxis", ácido e "genes", produtor) é um gás incolor, inodoro e insípido (ou seja, sem cor, sem cheiro e sem gosto), pouco solúvel em água, fazendo-se presente na natureza sob a forma de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (presente em 99,75% das ocorrências no meio ambiente); o oxigênio 17 (0,37% das ocorrências) e o oxigênio 18 (0,20% das ocorrências). É elemento pouco solúvel em água, e em temperatura ambiente, sua molécula é inerte.

NITROGENIO

NITROGENIO

O nitrogênio, também conhecido como azoto é um elemento de extrema importância para o planeta Terra, ele se encontra no grupo 15 da tabela periódica e é um elemento não-metálico. Ele representa 78% da atmosfera terrestre em volume. Possui número atômico 7, número de massa 14,01, encontra-se no segundo período da tabela periódica e isso se dá devido a ele ser composto por duas camadas apenas.

calcio

calcio

O metal cálcio pertencente a família 2A da tabela periódica, é um metal alcalino terroso, de cor branco prateado.Foi isolado pela primeira vez pelo químico britânico Humphry Davy no ano de 1808, mediante eletrólise. Devido o metal em estado puro ser altamente reativo em contato com o ar atmosférico forma o óxido de cálcio, que seguido de hidratação concede a base hidróxido de cálcio.

cobre

cobre

O elemento de transição cobre é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, está localizado no grupo I-B da tabela periódica, possui número atômico 29, massa atômica 63,55 g mol-, ponto de fusão de 1038°C, ponto de ebulição 2927ºC, é um metal macio, maleável e dúctil. O símbolo químico do metal é Cu, originado do latim “cuprum”, em alusão ilha do Chipre onde se acredita ter sido encontrado pela primeira vez.

bottom of page